sábado, 7 de novembro de 2009

Política nos quadrinhos - Parte II


Quer mais exemplos de política em heróis de quadrinhos? Outro símbolo da Marvel, o Homem de Ferro, é uma clara alusão à suposta superioridade intelectual e bélica. o alter ego do personagem, o bilionário Tony Stark, é um gênio em questão de engenharia bélica, mas tendo seus conhecimentos expandidos para a construção de qualquer coisa. Sua história é um pouco contraditória, sendo também conhecido como o maior alcoólatra da Marvel Comics.
Falemos um pouco sobre o personagem em si, ignorando os fatores políticos. Seu verdadeiro nome é Anthony Edward Stark (não, ele não é um vampiro e teve sua criação décadas antes dessa folia de vampiros). No começo de sua publicação, conhecemos um Tony mulherengo, inconsequente, bêbado e genial. Ele torna-se o Homem de ferro ao ser sequestrado, originalmente, na Guerra do Vietnã, lá sendo forçado a construir uma arma para seu sequestrador, mas, ao invés disso, acaba construindo uma armadura permitindo sua fuga. Apenas neste trecho, podemos notar uma clara alusão a capacidade de adaptação e de avanços na contrução de equipamentos tecnológicos.

A única e maior contradição nesse personagem é que ele é também conhecido como o maior alcoólatra das obras em quadrinhos. Qual seria a insinuação neste fato?

Nenhum comentário:

Postar um comentário